WhatsApp Image 2018-06-17 at 22.23.05

IMG-20180601-WA0027

“Quando a estrada se torna um museu e o museu se torna um espetáculo”.

Num espírito de irmandade, de globalização e conservação dos valores trazidos pelos imigrantes vênetos no século XIX,  o Comitato Veneto do Estado do Rio Grande do Sul – COMVERS, colabora para brindar mais meio século de presença em solo brasileiro de imigrantes e descendentes de italianos.

Nas comemorações dos 150 anos de chegada a esta pátria, o Grupo “Le Arte Per Via” percorrerá o interior do Estado Gaúcho com uma imersão cultural e um dos mais prestigiados espetáculos artísticos do mundo.

“Uma vera e própria opera di – riesumazione storico-culturale – che ci riconsegna però la conoccenza e la consapevolezza di um período storico dimenticato che va così a completar ela storia dell’epopea dell’emigrazione veneta nel sud del brasile e in particolare nel rio grande del Sud”, (confira a tradução) – “Uma verdadeira e original obra de – exumação histórico-cultural – que, no entanto, nos devolve o conhecimento e consciência de um período histórico esquecido que completa assim a história da epopeia da emigração vêneta no sul do Brasil e em particular no Rio Grande do Sul “, diz Gianni Posocco, Presidente do “Le Arte per Via”.

Esta turnê que iniciará em Porto Alegre com a visita ao Palácio Piratini, sendo recebidos pelo Governador Exmo. Sr. José Ivo Sartori num almoço junto ao Galpão Crioulo, onde será servido um suculento churrasco e se deslocará para o Vale Vêneto, Santa Maria, Iraí, Marau, Encantado, Carlos Barbosa, Bento Gonçalves e que culminará em Nova Bassano, durante a Semana Italiana, que culminara as apresentações durante a comemoração dos 60 anos de Gemellaggio com Bassano del Grappa, o mais antigo do Brasil. Para a Coordenadora do Projeto e Presidente do Circolo Veneto da Associação Italiana de Santa Maria, Isabel Cristina Dalcin Quirino, “será o maior desafio logístico e de trabalho em equipe desenvolvido. Um contêiner de figurinos e instrumentos acompanhará todo o percurso”.

O Grupo Le Arti per Via é um teatro de rua, que conta a história de artesãos e vendedores através do projeto Sulle grandi rotte dell’emigrazione: Ritorno in Brasile 2018. Com mais de 33 anos de atividades se apresentaram em 15 países europeus e seis além-mar, dentre México, Canadá, EUA, Argentina, Austrália e Brasil. Já realizaram um total 374 shows.

Especialmente neste ano, durante todas as apresentações, haverá o lançamento do livro bilíngue talian/italiano  “TI TAZI SENPRE TE PARLI MAI”, organizado por Catia Dal Molin.

A comitiva contará com cerca de 60 artistas, vindos de Bassano del Grappa, Região do Veneto, e que nasceu em 1984 após uma longa pesquisa histórica que buscava reconstruir as figuras dos artesãos e vendedores do final dos anos 1800 e que atuavam nas ruas italianas. Daí surgiu o nome “Le Arte Per Via”

Para o presidente do COMVERS, Ismael Rosset, “poder em parceria com muitas entidades filiadas ao Comitato, Administrações Públicas, iniciativa privada, muitos voluntários e apoiadores este belíssimo espetáculo, mostrará para nossa atual sociedade a realidade daqueles bravos italianos, predominantemente vênetos, que com muita dificuldade conseguiram saíram da Itália e chegaram aos mais diferentes recantos do mundo, mas especialmente em solo gaúcho, e agora quase 150 anos depois podermos viver essa experiência cultural será uma oportunidade ímpar para todos”.

Para o  consultor do Comvers César Augusto Prezzi, nomeado pela  Regione del Veneto para representar o Rio Grande do Sul,  este projeto é mais  uma  grande iniciativa  financiada com recursos  daquele  governo  que tem valorizado sobremaneira  as relações  entre os dois Estados Irmãos. O fortalecimento dos laços  de irmandade  favorecem as relações  culturais, institucionais e econômicas, principalmente nos  trinta municípios  gaúchos que possuem tratados de gemellaggio com municípios do Vêneto, destacou Prezzi. Mais um  resultado positivo oriundo da recente visita do governador do Veneto Luca Zaia ao Rio Grande do Sul.

3.ft_Piazza_mercato_2

O projeto prevê acontecer preferencialmente em vias públicas e espaços culturais e será de acesso gratuito para todos.

Este projeto está sendo financiado pela Regione Del Veneto e recebe apoio dos seguintes parceiros: Comvers,  Aism, Circolo Veneto da Aism,  Sicredi, Royal Plaza Shopping, Fiat Veículos, Beltrame Supermercados; Paulo Caleffi – Visão Empresarial.

A programação ocorrerá de 19 à 30 de julho de 2018.

Confira abaixo os dias e principais localidades onde acontecerão estas apresentações mágicas:

  • Porto Alegre, dia 19/07, almoço no Galpão Crioulo – Palácio Piratini (para autoridades);
  • Santa Maria, dia 21, 17h, concerto no Royal Plaza Shopping;
  • Vale Vêneto, dia 22/07, 14h30min, desfile na abertura do Festival Internacional de Inverno e Semana Italiana de Vale Vêneto;
  • Iraí, dia 23/07, 17h, em frente a Prefeitura Municipal;
  • Marau, dia 24/07, 17h, no CTG Felipe Portinho;
  • Encantado, dia 26/07, 15h, na Rua Padre Anchieta;
  • Carlos Barbosa, dia 27/07, 19h, no Salão da Comunidade Santo Antônio de Castro;
  • Bento Gonçalves, dia 28/07, as 10:30 horas na Via Del Vino em frente a Prefeitura Municipal.
  • Nova Bassano, dia 29/07, 17h, durante a Semana Italiana e 60 anos de Gemellaggio (mais antigo do Brasil), no Ginásio de Esportes.

IMG-20180601-WA0031

IMG-20180601-WA0026IMG-20180601-WA0033IMG-20180601-WA0039

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s