Aconteceu no dia 15 de maio de 2018, no Auditório da Prefeitura Municipal de Encantado – RS, a Assembleia Geral Extraordinária das entidades associadas do COMVERS – COMITATO VENETO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, convocada pelo Presidente da Entidade, o Sr. Ismael Rosset, através do Edital de Convocação nº 01/2018 de 30 de abril de 2018, publicada na sede da Entidade, em Ilópolis – RS, conforme prevê o Capítulo V do Estatuto.

Com mais de 2/3 dos associados presentes, o Presidente da Diretoria Executiva convidou para compor a mesa de trabalhos o Presidente do Conselho Deliberativo, Sr. Zulmir Miotto (eleito por aclamação para presidir a Assembleia), a Segunda Vice-Presidente Sra. Isabel Cristina Dalcin Quirino; o Tesoureiro Sr. Airto Bravo; a Segunda Secretária Sra. Sediane Dall’Agnol Roman e o Consultor Sr. Cesar Augusto Prezzi e o Prefeito Municipal de Encantado, Exmo. Sr. Adroaldo Conzatti.

Seguindo o protocolo, foi feita a leitura das atas de 23/12/2017 (Ilópolis-RS) e de 15/05/2018 (Encantado-RS), aprovadas por unamidade e aclamação pela Assembleia Geral Extraordinária, assim como o Edital de Convocação nº 01/2018 de 30 de abril de 2018.

Abrindo a pauta, foi informado aos presentes, que às 9 horas deste mesmo dia foi realizada no mesmo local a reunirão dos membros da Diretoria Executiva e dos Conselhos Deliberativo e Fiscal do COMVERS (Edital de Convocação nº 01/2018, de 30/04/2018, publicado conforme Capítulo V do Estatuto), que votaram por unanimidade e aclamação, que é nulo de pleno direito todos os atos praticados nas reuniões ocorridas em Monte Belo do Sul, no dia 21/04/2018; por terem aqueles atos constituído-se um desrespeito à diretoria executiva e aos associados desta federação. Ficou, ainda, registrada a indignação de todos com a falta de humanidade demonstrada pelos firmatários daquelas atas e a desobediência ao cancelamento daquelas reuniões, informadas legalmente e antecipadamente pelo Presidente da Diretoria Executiva, Sr. Ismael Rosset, por comprovado motivo de saúde familiar e as quais o mesmo não autorizou nem delegou representação legal, denotando, também, a escassa participação de membros e de associados daqueles encontros ilegais e a falta de sintonia e de objetivos positivos em relação ao Comitato.

Ainda referentes a esta reunião, foi  feita a leitura detalhada do parecer do consultor Prezzi sobre as Atas e histórico do Comvers e sobre as entidades fundadoras, sendo o seu parecer também aprovado por unanimidade e aclamação. Assim como o pedido do Presidente da Diretoria Executiva para a manutenção das deliberações ocorridas na reunião de dezembro de 2017, em Ilópolis, conforme Ata nº 26/2017, que prevê a cobrança da taxa anual para fazer frente às necessidades das atividades do Comitato e viabilizar novas ações, e que após longa discussão, o Conselho Deliberativo reafirmou e aprovou por unanimidade.

Sendo assim, a cobrança da taxa anual entra em vigor neste ano de 2018 com os seguintes valores: 01 (um) salário mínimo anual por associação, tendo por base o valor do salário mínimo do ano precedente, que em 2017 foi fixado em R$ 937,00 (novecentos e trinta e sete reais), cujo valor poderá ser pago com 10% de desconto quando for realizado na sua totalidade, até 30 de junho. Ou parcelado em dois pagamentos, sendo 50% até 30/06 e os 50% restantes, até 31/12/2018.

O valor deve ser pago através de boleto bancário, a ser enviado por correio e endereçado para as entidades ou seus presidentes ou ainda, por deposito identificado, conforme as datas fixadas acima. As entidades que desejarem usufruir de seus direitos deverão estar quites com suas obrigações.

A proposta foi colocada em votação e aprovada por unanimidade e aclamação pelos associados, que pontuaram a importância das decisões tomadas, especialmente a cobrança da taxa anual e a futura reforma do estatuto, pois poderão significar o ingresso de novas entidades contribuintes que possuem solidez econômica, principalmente nos municípios onde foram realizados os Pactos de Amizades (Gemellaggios), projetos e parcerias com o aval da Região do Vêneto.

Dando sequencia à Assembleia Geral Extraordinária, o Presidente Ismael Rosset, listou as atividades desenvolvidas pelo COMVERS durante o período, onde se destacam o recebimento da Prestação de Contas do ano de 2016 homologada pela Região do Vêneto, bem como, do comunicado do reembolso das despesas de manutenção da Entidade do referido ano e a criação da novo site do COMVERS, com novo visual, adaptado para o uso em smartphones e a nova logotipia, aprovada por unanimidade e aclamação de todos os presentes. Também ganharam destaque as ações de lançamento da nova Rota Turística Pão e Vinho, que irá ligar por via asfáltica o Alto do Vale do Taquari à Serra Gaúcha.

Coube ao Tesoureiro, Sr. Aito Bravo apresentar a Prestação de Contas referente ao ano de 2017 através do Balanço Geral Anual e em consonância com o Relatório da Diretoria Executiva, aprovada pelos Conselhos Fiscal e Deliberativo, assim como a abertura de duas contas correntes junto ao Sicredi de Ilópolis, Agência 0136, Banco 748 para movimentação financeira da Entidade e a manutenção da da conta corrente junto ao Bradesco, prioritariamente, para as operações internacionais. O Resultado Líquido no Período é de R$ 27.642,11 (vinte e sete mil, seiscentos e quarenta e dois reais com onze centavos) de débito e o Saldo Aplicado no Bradesco é de R$ 6.714,39 (seis mil e setecentos e quatorze reais com trinta e nove centavos). As decisões foram referendadas e aprovadas por unanimidade e aclamação pelos Associados presentes na Assembleia Geral Extraordinária.

Para a representação da Entidade na Consulta Vêneta e Mettting 2018, que acontece em outubro na cidade de Padova, na Itália, permanece nomeado o consultor Cesar Augusto Prezzi, que reafirmou o seu compromisso com o Comitato, permanecendo no cargo até dezembro de 2018, quando haverá nova indicação para este cargo. Todos manifestaram a importância da permanência do Consultor no Comitato, sendo ele a alma viva desta Entidade.

Como Representantes Jovens neste mesmo evento de Padova, foram homologados como titular o Sr. Cassio Dalla Libera, de Arvorezinha/RS, e como suplente, o Sr. Lucio Possobon Iop, de Santa Maria/RS, que deverão apresentar a documentação exigida pela Regione del Veneto nos prazos pré-estabelecidos. Se ainda assim não houver atendimento, a nomeação será feita pelo Presidente do COMVERS.

Duas novas Entidades, com documentação pertinente aos princípios do Comitato se apresentaram aptas para inclusão no Comitato, sendo apreciadas e aprovadas por unanimidade e aclamação pela Assembleia Geral Extraordinária, passando a ter voto imediato nesta Assembleia. São elas: Associação Vêneta de Vale Vêneto – AVE, CNPJ 91.096.792/0001-03, Rua Pe. João Lop, s/nº CEP 97.235-000, Distrito de Vale Vêneto, São João do Polesine, RS e a Associação dos Descendentes de imigrantes das Terras de São Marcos – ADISAM, CNPJ 30.441.551/0001-51, Av. Silvio Sanson, nº 89, Sala 01, Bairro São Cristóvão, Guaporé, RS, CEP 99.200-000.

Em contrapartida, outras duas entidades solicitaram sua exclusão do COMVERS: a Società Italiana di Bento Gonçalves, com sede em Bento Gonçalves e a AVEVAT- Associação Vêneta do Vale do Taquari, com sede em Doutor Ricardo.

Dando sequência à pauta positiva, Isabel Cristina Dalcin Quirino, coordenadora do Projeto Brasil 2018: “Le Arti Per Via Brasil”, que esta sendo desenvolvido pelo COMVERS em parceria com oito municípios (Porto Alegre, Santa Maria, Distrito de Vale Vêneto – São João do Polesine, Frederico Westfalen, Marau, Encantado, Carlos Barbosa e Bento Gonçalves), enfatizou a beleza da programação que irá acontecer de 19 de julho até 31 de agosto, onde os mais de 50 artistas, vindos de Bassano di Grappa, contarão a história da imigração vêneta no final do século XIX.

Junto a esta bela festividade acontecerá, ainda, outra iniciativa bastante audaciosa do COMVERS aprovada junto ao MinC para captação de recursos: o lançamento do projeto “150 Anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul”, uma edição impressa de luxo, contendo dois volumes de 300 páginas, contando a história da imigração por meio de uma seleção de textos dos maiores estudiosos do tema, e também a história dos municípios e personalidades fundadas por seus descendentes, e onde a colaboração das Associações será fundamental para deixar registrado este importante e inédito capítulo da nossa colonização.

Airto Bravo e Neuro Coradi, ambos da Associazioni Italiani di Cuore de Arvorezinha, falaram da realização do Pacto de Amizade de Arvorezinha com Alpago, coordenado pelo Comitato e que dia 19 de junho terá uma comitiva viajando para Itália visando aproximar as duas cidades.

A secretária desta Assembléia, Sediane Dall’Agnol Roman, da AAMoinhos falou do belíssimo projeto de intercâmbio concluído em fevereiro deste ano, entre alunos do Liceo Linguistico Cadore Paritàrio de Auronzo di Cadore e 26 participantes dos municípios de Anta Gorda, Arvorezinha, Doutor Ricardo, Ilópolis e Putinga. O projeto previu a realização de um curso de Língua Italiana aos participantes em parceria com a ACIRS. Este é terceiro projeto já realizado bienalmente entre os envolvidos.

O consultor Prezzi, coordenador do projeto “Merica Merica Due” que prevê a execução de 10 pinturas murais pelo Estado feitas pelo artista Gian Antonio Cecchin, renomado artista Feltrino que retratará em painéis de aproximadamente 12m² cenas da imigração italiana e Bellunesi, falou da oportunidade rara de aproximação entre artista e público e da difusão de suas preciosas técnicas. O projeto prevê a participação do Gruppo I Solisti Veniti para abrilhantar as inaugurações.

Prezzi, falou também do novo projeto de viagem apresentado pelo COMVERS para a Regione del Veneto: “Brasile: L’Ottava Provincia del Veneto”, dirigido para o público acima de 65 anos, previsto para outubro deste ano e que contará com doze vagas. A expectatova é de que seja aprovado. O consultor ainda fez a distribuição para as entidades associadas do filme: DI PADRE IN FIGLIA, produzido pela RAI e que menciona o Gemellaggio di Nova Bassano com Bassano del Grappa.

Prezzi relatou os encaminhamentos do Gemellaggio de Vista Alegre do Prata com Cismon del Grappa e detalhou também o encaminhamento da proposta de Gemellaggio de Serafina Correa com Feltre, iniciativas importantes também coordenadas pelo COMVERS.

Aproveitando a oportunidade, o Sr. Ivaldino Lodi Rissini, agradeceu pela inclusão da ADISAM no Comitato e destacou o Pacto de Amizade entre Guaporé e Valdagno e a construção do monumento de São Marcos idêntico ao existente na cidade Co-irmã e que a obra de arte será feita na praça central da cidade por um robô, o que será um marco para a comunidade e também para a região. Outras associações manifestam interesse em ser parcerias deste projeto.

Finalizando a pauta da reunião, o Sr. Zulmir Miottto agradeceu a presença de todos e informou que o recebimento das propostas para a reforma/readequação do Estatuto do Comvers deverá ser feita diretamente com ele, que ficou responsável pela compilação de todas as demandas numa proposta final para a discussão e aprovação das alterações/melhorias do estatuto, conforme já aprovado pelo Conselho Deliberativo. Também ficou decidido que a realização desta Assembleia Geral Extraordinária será em Nova Prata, momento que permitirá esclarecer e discutir com profundidade as mudanças pretendidas pelos associados do COMVERS.

* Matéria extraída da Ata nº. 28/2018 do COMVERS

IMG_2051IMG_2026IMG_2040

Em registro das novas entidades associadas, os representantes da Associação Vêneta de Vale Vêneto – AVE e do COMVERS.

WhatsApp Image 2018-06-17 at 21.57.24Abaixo, Associação dos Descendentes de imigrantes das Terras de São Marcos – ADISAM.

WhatsApp Image 2018-06-17 at 22.06.06

• Fotos: COMVERS