BANNER2.jpg

Belíssima iniciativa do Comitato Veneto do Rio Grande do Sul – COMVERS, o projeto 150 ANOS DE IMIGRAÇÃO ITALIANA NO RIO GRANDE DO SUL leva a assinatura de do talentoso escritor e poeta Ademir Antonio Bacca, suplente do Conselho Deliberativo, idealizador da obra literária que registra a chegada dos primeiros imigrantes italianos no estado e o legado que os mesmos deixaram como fruto de um trabalho árduo, obstinado, que refletiu consideravelmente no progresso do nosso estado e espalhou-se por outras regiões do país.

Apresentado ao quadro de associados quando da realização da assembléia do COMVERS, em 15 de maio, em Encantado, o projeto teve sua primeira apresentação pública na última sexta-feira, dia 8 de junho, em Marau, na reunião dos prefeitos da região que precedeu a abertura oficial do IX Festival Nacional do Salame. Representando o COMVERS, nosso querido conselheiro fiscal Reni Rui Tres, presidente do Circolo Vicentini Nel Mondo di Passo Fundo, e Ademir Antônio Bacca, autor do projeto, apresentaram a obra aos prefeitos e esperam, com esta iniciativa, mobilizar os municípios de origem italiana da região a contribuírem com a sua história.

O LIVRO

Dividido em dois volumes acondicionados em estojo de luxo, o projeto “150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul” reunirá textos de escritores e historiadores especialistas no estudo da imigração, memória e identidade italiana em nosso Estado, tratando desde a ocupação das colônias e o trabalho dos bravos imigrantes, até o seu legado cultural, arquitetônico, econômico e religioso.

Volume 1 – 150 anos de Imigração Italiana no Rio Grande do Sul

O primeiro volume abordará os principais temas da imigração desde os primórdios da colonização. Os motivos que levaram o governo brasileiro a abrir as portas aos imigrantes; a ocupação das colônias, o patrimônio arquitetônico, histórico e cultural da imigração, até o reconhecimento do Talian como língua oficial dos imigrantes.

Volume 2 – Os municípios e as personalidades da imigração italiana no RS

O segundo volume será totalmente voltado à história dos municípios originados pela imigração italiana, os gemellaggios entre cidades-irmãs, acervos históricos e algumas das personalidades políticas, empresariais e religiosas da imigração italiana, fazendo um registro da história contemporânea do incomparável legado de nossos bravos ancestrais.

Curta a página do projeto no Facebook e acompanhe as novidades.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s